Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo.



terça-feira, 4 de outubro de 2011

Boas notícias no dia dos animais!

É com grande satisfação que faço esta postagem no dia dos animais, pois as notícias são boas!

A senhorinha da foto acima é a Dani e na foto abaixo aparece o tumor da Dani. Sim, mais uma cadelinha com tumor...

Deixem eu apresentar a Dani para vocês, antes de falar da Pitoca. A Dani é uma cachorrinha bem idosa que a Camila encontrou numa casa onde vivem 14 cães ( 5 fêmeas), sendo que nenhuma cadela está castrada. Esta casa fica perto da casa da Camila e ela perguntou se tinha como castrar as meninas. Pedi que ela averiguasse quantas fêmeas eram e ela foi até lá com a Marli, uma vizinha dela, que também tenta fazer alguma coisa pelos animais como nós. Chegando lá, encontraram a Dani dentro de um quartinho escuro, separada dos outros cães e largada numa caixinha com os panos molhados. A Dani é velha, cega, não caminha direito,estava e está muito magra e debilitada e ainda por cima, com as mamas tomadas de tumores. Marli e Camila se desesperaram quando viram a cena e tiraram a Dani de lá, que ficou na casa da Marli. Camila, que não tem carro, conseguiu levar a Dani no dr. Paulo, que sentiu uma "bola" em seu abdomêm e pediu uma ecografia para ver do que se tratava.
No dia em que fui levar a Pitoca para a cirurgia dela, Camila e eu levamos também a Dani, pois ela não estava se alimentando. Dr. Rodrigo, colega do dr. Paulo, sugeriu que fizéssemos a eco o quanto antes e assim o fizemos.

Dani, na sua segunda consulta, sendo examinada pelo dr. Rodrigo.

Deixamos a Pitoca na clínica para a cirurgia e saímos com a Dani para fazer a ecografia. Na eco foi constatado uma infecção uterina. Levamos o resultado para o dr. Rodrigo, que só não a operou na mesma hora porque não tinha horário, mas marcou a cirurgia para o sábado de tarde pois, possivelmente, a Dani não estava se alimentando por causa da infeccção e da dor. Camila e eu pensávamos que ela teria que tomar vitamina, ganhar peso, ficar mais fortinha para enfrentar uma cirurgia dessas, mas o dr.Rodrigo disse que ela não iria se recuperar enquanto estivesse com a infecção. Torcemos para que a cirurgia da Pitoca, que também era de risco devido a idade dela, desse certo e agora, tínhamos mais uma "bombinha" nas mãos. Apesar do tumor da Pitoca ser bem maior que o da Dani, a Dani parecia bem mais idosa e estava muito debilitada, ao contrário da Pitoca, que era muito bem cuidada pelo sr. André.

Algumas pessoas, vendo o estado da Dani, argumentaram se não seria melhor fazer eutanásia, mas eu não tinha dúvidas em relação a isso. Apesar de todos os problemas que a Dani carregava consigo, ela sempre esteve alerta, participando de tudo o que acontecia a sua volta. O nosso único receio era que ela não resistisse durante a cirurgia, mas não haviam dúvidas de que deveríamos tentar.

Por coinscidência, no sábado era a alta da Pitoca então, deixamos a Dani, torcendo para que corresse tudo bem, e voltamos com a Pitoca.
Na quarta, dia 28, Pitoca ficou para cirurgia e Dani foi para a ecografia.

Dani na ecografia.

Dani almoçando na casa da Camila.

No sábado, dia 1o. de outubro, deixamos a Dani na clínica e voltamos com a Pitoca. Passamos no serviço do sr.André para entregar a moça...a senhorinha. Os dois ficaram muito felizes quando se viram. Sr. André agradeceu várias vezes e nós também agradecemos por ele ter procurado ajuda para a Pitoca. Já a Dani, deve ter sido "esquecida" no quartinho onde Camila e Marli a encontraram.

No sábado à tardinha, buscamos a Dani, recém operada e a levamos para a casa da Camila, pois a clínica não abre no domingo. Camila já tem oito cães e cinco gatos, mas em vez de se lamentar por ter muito trabalho, abraçou mais esta.

A Dani está bem, levamos ela na clínica ontem (segunda) e seu estado de saúde é regular. Ainda não tem o apetite que gostaríamos que tivesse, mas acreditamos que isso melhore a cada dia.

Agradeço a todos que fizeram doações para o procedimento da Pitoca. As doações cobriram todo o procedimento e ainda deu para pagar a consulta e os exames laboratorias. Pretendo fazer a prestação de contas em seguida.

Agradeço ao sr. André, Camila e Marli que fizeram a sua parte e ajudaram como puderam.

Agradeço também aos veterinários Paulo, Paula e Rodrigo, da Cat&Dog e Marcia e Adriane da Pet Lab.

As cirurgias da Dani e da Pitoca podem ser muito pouco se comparado a todo sofrimento que existe no mundo animal. Sei que, para que a gente fique realmente feliz num dia 4 de outubro, os animais, TODOS OS ANIMAIS, deveriam ser respeitados durante todos os dias do ano. Essa luta não termina nunca, desanimamos muitas vezes, mas não podemos desistir. Cada um fazendo a sua parte, do jeito que der, mas fazendo.


Pitoca, sem o tumor, sendo examinada pelo dr. Rodrigo antes de receber alta. A alegria do sr.André ao ver a sua Pitoquinha. A velhinha Dani, se recuperando da cirurgia na casa da Camila.

Nenhum comentário: