Cada vez que você compra um filhote, morre um animal na carrocinha ou num abrigo.



sábado, 28 de junho de 2008

Touradas vêm perdendo simpatizantes

Crise de popularidade
Touradas vêm perdendo simpatizantes
Publicada em 28/06/2008 às 20h27m
O Globo Online

As touradas já não seduzem os espanhóis como antigamente. A conclusão é de uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Gallup que mostra que o número de simpatizantes do espetáculo, hoje, não passa de 31%. Nos anos 80, a cifra era bem superior: 50%. E nos anos 70, era ainda maior: 55%. Segundo matéria de Priscila Guilayn, publicada neste domingo no jornal O Globo, a acentuada queda de popularidade estaria diretamente relacionada com o crescimento de movimentos anti-touradas, que usam como argumento a dramática cifra de11 mil touros mortos anualmente em plena arena.

José Tomás: herói camicase nas arenas da Espanha, Barcelona, em 2004, se declarou contra as touradas, embora não possa proibi-las porque o assunto é competência das Comunidades Autônomas e não das prefeituras. Cidades menores, como Coslada ou Tossa de Mar(Girona) também são oficialmente antitourada. Na Catalunha, menores de14 anos não podem assitir a touradas nem mesmo acompanhados dos pais. No País Basco, os menores de 16 anos devem ver o espetáculo ao lado de um responsável. Os favoráveis às touradas, no entanto, ainda são maioria: em pesquisa de 1995, do Centro de Investigações Sociológicas, 45,5% se diziam a favor das touradas e 39,9%, contra.

As touradas representam uma Espanha atrasada, franquista. A Espanhade hoje é moderna e acompanha a abertura cultural de países como Alemanha, Reino Unido, França ou Itália - diz Marta Árias, do Partido Anti-Tourada Contra o Maltrato de Animais (PACMA). Se as touradas deixam de receber subvenção pública, tenho certeza que desapareceriam porque o interesse dos jovens é cada vez menor. Essa imagem associada ao franquismo se remonta justamente à década de 60, época em que "El Cordobés" fazia o público vibrar. O ditadorFrancisco Franco, aproveitando-se de sua popularidade, transformou o toureiro em seu personagem favorito, assistindo a suas touradas e convidando-o para caçar.
Leia reportagem completa no GLOBO DIGITAL (somente para assinantes)http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/06/28/touradas_vem_perdendo_simpatizantes-547014534.asp

Nenhum comentário: